Você sabe de que maneira a psicomotricidade contribui para a alfabetização? Neste artigo vamos pontuar os principais benefícios de se alfabetizar em conjunto com os exercícios psicomotores. Confira!

Qual o objetivo da psicomotricidade na alfabetização?

Psicomotricidade e alfabetização são duas áreas interligadas no que diz respeito à educação, isso porque, antes de uma criança ler ou escrever, ela precisa ter o domínio do próprio corpo.

Ao apresentarmos uma folha de papel para um aluno, antes de mais nada, precisamos ensiná-lo a dimensão de espaço das linhas do caderno, a superfície que ela ocupa, a forma de conduzir o lápis. E tudo isso se dá por meio da psicomotricidade. 

O período de alfabetização é, sem dúvida, um dos mais importantes no processo de crescimento de um indivíduo e é papel da escola e dos pais tornar essa etapa mais proveitosa e agradável. 

A criança, desde os primeiros meses de vida, passa a ter noção do mundo por intermédio dos movimentos corporais: ela se arrasta no chão, engatinha, toca nos objetos, leva-os à boca, ou seja, explora o seu arredor com o auxílio do corpo. 

Quando ingressa na escola, esse desenvolvimento continua, porém com a introdução da leitura e da escrita, ou seja, o conhecimento das letras, números, atividades em grupos, jogos, dentre outros. 

O desenvolvimento motor é o antecessor de todas as demais áreas, isto é, para ler e escrever bem, para a progressão do raciocínio, concentração e memória, é necessário, primeiramente, ter-se o controle corporal, e isso só é possível através da psicomotricidade.

Qual é a principal contribuição da psicomotricidade no processo de aprendizagem?

O desenvolvimento psicomotor, além de ser o responsável pelo comando do corpo, é também age sobre os aspectos emocionais e cognitivos. Durante a alfabetização, a criança necessita ter a noção de movimento, tempo e espaço. E isso deve ser explorado em conjunto. 

As áreas psicomotoras devem ser estimuladas dentro da escola, por meio de atividades que auxiliem na consciência corporal e no avanço das habilidades da criança. Dessa maneira, há uma contribuição para o progresso na alfabetização.

Para que se tenha êxito no processo de aprendizagem, é necessário que o educando tenha corpo e mente integrados, com a motricidade voluntária e controlada, isto é, junção de cérebro e músculos.

Quais são as áreas psicomotoras?

As áreas psicomotoras são responsáveis pela progressão geral de uma pessoa. Para entender como estimular corretamente cada uma delas, é preciso conhecê-las. Vejamos:

Coordenação motora global

A coordenação motora global faz referência à consciência corporal, ou seja, ao domínio do corpo e movimento, como o equilíbrio, por exemplo. 

Para despertar esse ponto, é necessário praticar atividades como: correr, pular, dançar, saltar, entre outras que envolvam movimentações. 

Coordenação motora fina

A coordenação motora fina está associada aos pequenos movimentos, isto é, à mobilidade das mãos, da face e do campo visual. 

As atividades que estimulam essa área são bem simples: recortar, amarrar os sapatos, escrever, e desenhar, por exemplo. 

Lateralidade

A lateralidade está ligada à noção de interno e externo, é o entendimento de que o corpo possui dois lados. A criança passa a  ter a percepção do eixo corporal, como o conhecimento da esquerda e da direita. 

Para incentivar essa área, deve-se estimular exercícios como: pular num pé só, chutar uma bola ou saltar para um lado ou para o outro. 

Organização espaço-temporal

A organização de espaço é associada à percepção do mundo externo, na qual a criança desenvolve a consciência do ambiente em que se encontra e das coisas que a cercam, ou seja, a capacidade de localizar a si mesmo e aos objetos e às pessoas à volta. 

Para estimular essa área são realizadas dinâmicas como: amarelinha, boliche, pular dentro e fora de círculos, por exemplo. 

Já a organização temporal é o que auxilia a criança a fazer a diferenciação entre ritmos (rápido e devagar). E também a associação de tempo: começo, meio e fim; manhã, tarde, noite; e dias, semanas e meses.

As atividades para incentivar esse ponto envolvem sequência temporal, como: quadros de rotina, histórias de passado, presente e futuro, jogos com o uso de relógio e calendário, por exemplo. 

Esquema corporal

O esquema corporal é associado à forma como o indivíduo enxerga o próprio corpo e as partes que o compõem. A criança perceberá que o seu corpo obedece aos seus comandos e que pode utilizá-lo para agir, além de se mover. 

As práticas para o progresso nessa área envolvem reconhecer as partes do corpo e suas funções. 

Alfabetizar por meio do psicomotor é levar a criança à progressão mais rápida e humana, que vai durar por toda a vida. 

Qual é a importância da psicomotricidade na alfabetização?

A alfabetização é o processo no qual o professor ou os pais, juntamente com a rede de apoio escolar, prepara o aluno para a aprendizagem e para o domínio da leitura e da escrita. 

Nesse caminho, a psicomotricidade e a alfabetização devem andar juntas, servindo de apoio uma para outra. E o uso das atividades psicomotoras são facilitadoras para a evolução da criança. 

Veja algumas vantagens:

  • aumenta o grau de concentração, por meio de atividades de direcionamento dos movimentos corporais;
  • desenvolve a coordenação viso-motora, com exercícios voltados ao controle olhos e mãos;
  • amplia a noção espacial gráfica, através do uso do espaço da folha ou como deve manusear o lápis sobre o papel;
  • explora o uso da praxia fina, por intermédio da escrita, movimento dos braços e mãos, flexibilidade dos punhos e traços mais seguros. 

Esses são apenas alguns dos benefícios da inserção da psicomotricidade na alfabetização. Existem muitos outros fatores proveitosos, como o uso de brincadeiras como propostas de intervenção que tornam a aprendizagem mais prazeirosa. 

Considerações finais

A ligação entre a alfabetização e a psicomotricidade é fundamental para que as crianças conheçam melhor o seu corpo e obtenham o domínio da escrita e da leitura. 

É imprescindível que a criança aprenda a manusear seus membros superiores com clareza, antes de pegar em um lápis para escrever, porém é necessário também que se criem atividades facilitadoras, e não apenas exercícios repetitivos. 

Alfabetizar uma criança com a contribuição da psicomotricidade torna o cenário mais simples, diminuindo as dificuldades que possam existir durante esta etapa. O êxito, porém, pode não ser imediato. É importante ressaltar que cada educando tem o seu tempo e, às vezes, os resultados aparecem a longo prazo.

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