Afinal de contas, qual o plural da palavra ermitão? Neste artigo, vamos resolver essa dúvida. Vejamos!
Tópicos deste artigo
ToggleTrês plurais
O substantivo ermitão, segundo o dicionário Aulete, possui três formas de plural distintas: ermitões, ermitães e ermitãos. Vejamos exemplos de uso dessas três palavras:
- Os ermitões são pessoas que vivem isoladas.
- Na minha vida, nunca tive contato com ermitães.
- Naquela ermida, vivem muitos ermitãos.
Esse fenômeno, em que uma mesma palavra possui diferentes grafias, é chamado de formas gráficas variantes ou formas variantes.
Isso ocorre em decorrência do processo de formação da língua e do contexto social. Apesar de haver sempre uma grafia mais recorrente, todas as formas estão certas e de acordo com a ortografia do idioma.
Ermitão – significado
Um ermitão ou um eremita é uma pessoa que, por índole ou como penitência, vive em isolamento. Esse substantivo também pode designar a pessoa que cuida de uma ermida.
No campo zoológico, o termo designa um crustáceo decápode de abdome mole, que, para se proteger, vive em conchas abandonadas.
A palavra, que tem origem no latim eremitanus, também pode significar, de forma figurada, a pessoa que evita contato social e que prefere ficar reclusa.
Vale pontuar que se trata de uma palavra trissílaba (tem três sílabas) e oxítona (a sílaba tônica é a última da palavra) terminada em ditongo nasal. Destaca-se ainda que o termo é formado por derivação sufixal (eremita + -ão).
Qual o feminino de ermitão?
O feminino de ermitão é ermitã ou ermitoa. Vejamos alguns exemplos de uso dessas palavras.
- Aquele senhora vivia isolada na floresta como uma ermitoa.
- A ermitã que morava naquela ermida em cima da montanha era muito sábia.
*