O revisor de textos na internet precisa ter competências adicionais

Cada vez mais pessoas e empresas têm produzido conteúdos na internet. Com isso, cresce a demanda por serviços de revisão especializados no formato web.

Esse trabalho, no entanto, tem particularidades que o diferenciam da revisão de texto normal. O profissional precisa agregar outras competências e entender as formatações de cada canal.

Neste artigo, vamos te mostrar 3 características que só a revisão para web tem. Vamos lá!

#1 Diferentes formatos

Ao contrário de quem revisa livros ou materiais acadêmicos, o revisor web tem que estar preparado para lidar com diversos tipos de conteúdos: e-books, artigo para blogs, sites, posts para redes sociais, infográficos, legendas para vídeos, transcrições de podcasts e muito mais.

Além disso, tem que se adaptar aos diferentes canais. Cada mídia social ou canal digital tem uma linguagem distinta. Isso impacta diretamente no vocabulário utilizado nos conteúdos.

Por exemplo, um texto para a página institucional de um site corporativo tem um padrão de linguagem bem distinto de um post que será postado no feed do Instagram.

O revisor web tem que transitar bem entre esses diferentes mundos e conhecer os principais aspectos de cada espaço.

#2 Textos otimizados para SEO

Essa peculiaridade está mais diretamente ligada aos artigos de blogs, como aqueles usados em estratégias de marketing de conteúdo.

Esses textos são construídos a partir da seleção de palavras-chaves. Essa estratégia visa alcançar as primeiras posições nas buscas do Google. É o chamado Search Engine Optmization (SEO) – otimização para mecanismos de busca, em português.

Com isso, o revisor ao analisar o material, tem de saber que a palavra-chave (ou variações dela) deve, prioritariamente, aparecer em locais específicos, como nos títulos e intertítulos, na legenda de imagens, no primeiro parágrafo do texto, entre outros.

O profissional não pode simplesmente alterar a ordem do conteúdo ou substituir termos ao seu bel-prazer.

Outro ponto ligado às estratégias de SEO são os hiperlinks. Um revisor experiente acostumado com conteúdos web deve verificar se esses links foram inseridos de maneira pertinente, de forma contextualizada, que não prejudique a leitura do texto.

Além disso, ele deve testar todos os hiperlinks adicionados pelo autor para se certificar que estão corretos e que não há URLs quebradas.

#3 Linguagem e formatação dos textos

Na internet, a regra é o uso de uma linguagem informal, mais aproximada da oralidade. Isso torna aceitável o uso de expressões que seriam condenáveis em outros gêneros textuais.

Outra singularidade é que os textos são produzidos para serem escaneáveis.

Em outras palavras, eles são formatados para que o leitor possa fazer uma leitura preliminar acelerada, identificando as principais informações.

Como resultado desse modelo, é comum que trechos e palavras importantes sejam destacados com negrito, itálico, letras maiores, uso de cores, entre outros artifícios.

Além disso, é natural que as frases e parágrafos sejam curtos, tendo inclusive parágrafos de apenas uma linha.

Isso tudo tem o objetivo de quebrar o conteúdo em pequenos blocos de texto para facilitar a leitura – principalmente no celular, onde a tela é pequena.

Nesse contexto, um revisor tradicional pode se sentir tentado a juntar os parágrafos e acrescentar conectivos entre as frases para formar períodos mais longos.

Um revisor web, por sua vez, sabe que isso é um erro grave quando falamos em conteúdo para a internet.

Há coisas que nunca mudam

Como você viu neste artigo, os conteúdos produzidos para o meio digital tem características próprias. Isso deve ser levado em conta pela profissional que fará a revisão.

Contudo, algo que não muda é que os textos devem seguir as normas gramaticais e precisam ter coerência e coesão. Esse continua sendo o papel principal de todo revisor de texto que se preze.

Dentre os conhecimentos necessários para um revisor web, nenhum é mais importante que o da língua portuguesa.

Se você produz conteúdo na internet e quer garantir a qualidade do seu material, entre em contato com a gente. Somos especializados nos mais diversos formatos de conteúdo para web.

*

Gostou do artigo? Então, vale a pena assistir ao vídeo que fizemos com 5 passos para vocês escrever um bom texto: