Salvo x Salvado – quando usar cada um?

Tanto "salvo" quanto "salvado" são termos que existem na língua portuguesa. Neste artigo, vamos mostrar quando usar cada um. Confira!

Tanto salvo quanto salvado são termos que existem na língua portuguesa. As duas palavras são formas possíveis do particípio do verbo salvar. Neste artigo, vamos explicar melhor essa situação e mostrar quando usar cada uma das grafias. Vejamos!

Verbos abundantes

Antes de tudo, é importante destacar que salvar é um verbo abundante. De acordo com os gramáticos Celso Cunha e Lindley Cintra, “são chamados de abundantes os verbos que possuem duas ou mais formas equivalentes. […] Na quase totalidade dos casos, essa abundância ocorre apenas no particípio”.

Os professores explicam que, nesses casos, o verbo apresenta dois particípios: um regular (em geral, mais comprido) e outro irregular (mais curto).

No caso do verbo salvar, temos os seguintes particípios: salvo (irregular) e salvado (regular).

Quando usar salvado?

Cunha e Cintra ensinam que devemos usar o particípio regular na constituição de tempos compostos da voz ativa acompanhados dos verbos ter e haver. Nesses casos então, devemos utilizar salvado.

• Eu tinha salvado o arquivo na área de trabalho, mas não estou encontrando.
  • Os ativistas haviam salvado quatro baleias quando os bombeiros chegaram.

Quando usar salvo?

Já o particípio irregular, segundo os gramáticos citados, deve ser usado, de preferência, na voz passiva com o verbo ser e estar. Em outras palavras, nesses casos, devemos utilizar salvo:

• O trabalho está salvo na área de trabalho do computador.
  • Quatro baleias foram salvas pelos ativistas.

Outros artigos relacionados ao tema