Língua Portuguesa e Literatura para o Enem

Singapura x Cingapura – qual a forma correta?

De acordo com as regras da Reforma Ortográfica, a forma correta é Singapura, com “s”. A palavra Cingapura, com “c”, não existe mais na Língua Portuguesa desde 2016. Neste artigo, vamos explicar melhor essa situação.

A forma correta é Singapura ou Cingapura?

Singapura e a Reforma Ortogrática

Muita gente lembra do Acordo Ortográfico pelas mudanças que ele promoveu no uso do hífen e da acentuação. Porém, ele vai muito além. Ele também padronizou a grafia de várias palavras homófonas, aquelas que têm grafias distintas, mas pronúncias idêticas.

Foi o caso de Singapura.  Até janeiro de 2016, a grafia Cingapura também era aceita. Porém, com a entrada em vigor da Reforma Ortográfica, apenas a primeira forma de escrever está correta: Singapura.

Essa mudança está registrada na Base III do Acordo Ortográfico da Língua Portuguesa, que trata da da homofonia de certos grafemas consonânticos. Veja o texto original abaixo:

3.º Distinção gráfica entre as letras2 s, ss, c, ç e x, que representam sibilantes surdas:

ânsia, ascensão, aspersão, cansar, conversão, esconso, farsa, ganso, imenso, mansão, mansarda, manso, pretensão, remanso, seara, seda, Seia, Sertã, Sernancelhe, serralheiro, Singapura, Sintra, sisa, tarso, terso, valsa; abadessa, acossar, amassar, arremessar, Asseiceira, asseio, atravessar, benesse, Cassilda, codesso (identicamente Codessal ou Codassal, Codesseda, Codessoso, etc.), crasso, devassar, dossel, egresso, endossar, escasso, fosso, gesso, molosso, mossa, obsessão, pêssego, possesso, remessa, sossegar; acém, acervo, alicerce, cebola, cereal, Cernache, cetim, Cinfães, Escócia, Macedo, obcecar, percevejo; açafate, açorda, açúcar, almaço, atenção, berço, Buçaco, caçanje 3 , caçula, caraça, dançar, Eça, enguiço, Gonçalves, inserção, linguiça, maçada, Mação, maçar, Moçambique, Monção, muçulmano, murça, negaça, pança, peça, quiçaba, quiçaça, quiçama, quiçamba, Seiça (grafia que pretere as erróneas/errôneas Ceiça e Ceissa), Seiçal, Suíça, terço; auxílio, Maximiliano, Maximino, máximo, próximo, sintaxe.

Base III do Decreto 6583 de 2008 (Reforma Ortográfica de 1990)

Posicionamento oficial

Vale destacar ainda que, na própria página da embaixada de Singapura, foi adicionado um aviso alertando que a grafia do nome do país foi unificada pelo Acordo Ortográfico.

Neste contexto, é importante pontuar também que, dentre as nações da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, apenas o Brasil utilizava a antiga forma “Cingapura”, com “c”. Assim, a mudança foi ao encontro do objetivo de harmonizar o idioma entre os países que falam português.

Por fim, é interessante notar que a grafia com “s” se aproxima do nome em inglês (“Singapore”), que é uma das línguas oficiais do país.

Quem nasce em Singapura é o quê?

Segundo a Fundação Alexandre Gusmão (Funag), órgão ligado ao Ministério das Relações Exteriores do Brasil, o gentílico utilizado para quem nasce em Singapura é singaporense.

Vale ressalvar, porém, que o dicionário Michaelis, também regista a forma singapuriano. Contudo, o ideal é utilizar a grafia oficial indicada pela Funag.

Educação em Singapura

Para fechar este artigo, é válido ressaltar que Singapura tem atualmente um dos melhores sistema de educação do mundo, figurando sempre entre os países mais bem colocados no ranking do Programa de Avaliação Internacional de Estudantes (PISA), que avalia a proficiência dos alunos em três campos: ciências, matemática e leitura.

Os professores singapurenses são um dos mais bem pagos do mundo e passam por um árduo processo de seleção e formação. A excelência no ensino é considerada uma das principais marcas do país para o mundo e tem contribuído para o desenvolvimento tecnólogico e para a competitividade internacional da ilha asiática.

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.

1. Beatriz Leal

Poxa, a Base III não falou sobre a muçarela? Qual está valendo?