Siso ou ciso? A forma correta é siso, com “s”. Neste artigo, vamos explicar por que a palavra se escreve com “s”, e não com “c”. Vejamos!

O que é siso?

O siso, também chamado de dente do juízo, localiza-se atrás de todos os outros, isto é, em cada uma das quatro extremidades da boca (2 superiores e 2 inferiores), sendo o último dente a nascer.

Uma curiosidade a respeito dele é que algumas pessoas não têm esse dente; em outras, ele nem chega a nascer, ficando contido na gengiva.

Por que siso, e não ciso?

Porque a palavra siso tem sua origem na palavra latina “sensus”, que começa com a letra “s”. Logo, “siso” também se inicia com “s” e não com “c”.

As consoantes “s” e “c” partilham o mesmo fonema quando seguidas das vogais “e” e “i (“ci” e “si” têm pronúncias idênticas), assim como “ce” e “se”.

Porém, não existem regras que determinam quando deve ser empregado “s” ou “c”. A forma correta está sempre associada à origem da palavra.

Exemplos com a palavra siso

Veja a seguir alguns exemplos da palavra “siso” com sentido de dente siso:

• A extração do dente siso é uma cirurgia simples.
  • Você não sentirá dor alguma para retirar os sisos.

A palavra ”siso” também indica “juízo”, “bom senso”, “tino”, “prudência”, “discernimento”, entre outros. Confira exemplos:

• Seu comportamento mostra sua falta de siso.
  • Meu filho já tem vinte anos e não tem siso nenhum.
  • Faltou um pouco de siso ao árbitro do jogo ao não marcar o pênalti.

Classificação morfológica

A palavra siso, quando indica o nome do dente ou tem significado de juízo ou bom senso, é classificada como substantivo masculino.

Vale destacar, contudo, que o termo também pode ser classificado como verbo. Nesse caso, estaremos diante da conjugação do verbo sisar na 1ª pessoa do singular do presente do indicativo.

Sisar é um verbo transitivo que denomina o ato de impor sisa, um tipo de tributação aplicável a transferências imobiliárias.

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.