A palavra “só” pode ser classificada como adjetivo ou advérbio, dependendo da forma como é empregada. No artigo de hoje, vamos falar detalhadamente sobre esse assunto. Acompanhe!
Tópicos deste artigo
ToggleSobre a semântica da palavra “só”
A partir do momento em que compreendemos as características que estabelecem as classes gramaticais, descobrimos que algumas delas são variáveis, como os:
- substantivos;
- artigos;
- adjetivos;
- numerais;
- pronomes;
- verbos.
Além dos destacados, compondo aqueles que não se flexionam, temos também os advérbios, as preposições e as conjunções.
Assim, sabemos que muitas são as palavras que podem se apresentar de forma idêntica, porém por meio de significados diferentes, como a palavra “só” que, em alguns casos é demarcada como adjetivo, e em outros, como advérbio.
Isso quer dizer que, para a enquadrarmos na classificação correta, devemos entender qual o seu contexto atual, verificando quanto as flexões que a ela se aplicam. Vamos, portanto, aos exemplos.
“Só” como adjetivo
Quando a palavra “só” está no contexto de “sozinho”, é classificada como adjetivo. Assim, o termo concorda, em gênero e número, com o termo a que se refere. Atente-se:
- As crianças estão sós na sala.
- Após a morte de sua mãe, ela tem se sentido só.
- Ele se sentiu muito só durante a viagem.
- Não é bom se sentir só.
“Só” como advérbio
No caso da palavra “só” se referir a “somente” ou “apenas”, estaremos diante de uma classificação como advérbio, o que significa que a flexão não pode ocorrer. Confira:
- Ela queria só te ver.
- Ele me disse só isso.
- Eles viajaram só quando a discussão terminou
- Foi indicado que saíssem só após a tempestade cessar.
Contudo, existe uma outra particularidade que é o fato de o advérbio “só” também possuir um contexto de exclusão, observe:
- A professora só ministrará a aula (mas não responderá perguntas)
- Ela só apresentou um dos trabalhos ( o outro não)
- As crianças irão à escola só amanhã (hoje não)
Podemos perceber que, na primeira frase, a professora só exercerá uma função e a palavra “só” incide sobre o verbo. Na segunda frase, a palavra “só” incide sobre o substantivo, pois somente um dos trabalhos foi apresentado e na última frase, a palavra “só” incide sobre o advérbio, afirmando que as crianças irão à escola somente amanhã.
Com base nesses exemplos, podemos concluir que é fundamental analisar o contexto em que tal palavra foi utilizada, para não realizar construções ambíguas, tornando o texto de difícil compreensão.
*
Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.