"Stress" é um anglicismo. Apesar de existirem traduções para a palavra, como "tensão", "fadiga" e "cansaço", acabou se popularizando na linguagem coloquial e na medicina. Como os grupos consonânticos "st" e "ss" não são comuns para iniciar e terminar palavras na língua portuguesa, o vocábulo  foi aportuguesado. Os dicionários Houaiss e Aurélio registram a forma "estresse". No entanto, se você for usar a forma "stress", deve escrevê-la em itálico para enfatizar que se trata de uma palavra em inglês. Outros exemplos de palavras estrangeiras que já foram aportuguesadas são gol (goal), iate (yatch) e hambúrguer (hamburger). #DescricãoDaImagem A imagem mostra um senhor cansado. Ele está apoiando o rosto em uma das mãos. #português #gramática #educação  #aprendizado #estudo #trabalho #empreendedorismo #concurso #concursopúblico #escola #faculdade #vestibular #enem #escrita #língua #linguagem #clubedoportuguês #terça #stress #estresse #boanoite

A post shared by Clube do Português (@clubedoportugues) on

Afinal de contas, a forma correta é stress ou estresse? Neste artigo, vamos explicar qual a grafia certa para a palavra e vamos falar também aportuguesamento de vocábulos estrangeiros. Vamos lá!

Anglicismo

Stress é um anglicismo. Apesar de existirem traduções para a palavra, como “tensão”, “fadiga” e “cansaço”, acabou se popularizando na linguagem coloquial e na medicina.

Como os grupos consonânticos st e ss não são comuns para iniciar e terminar palavras na língua portuguesa, o vocábulo foi aportuguesado. Os dicionários Houaiss e Aurélio registram a forma estresse.

LEIA MAIS: Em outros dois artigos, falamos mais sobre palavras que são originadas de anglicismo: performance e on-line. Vale a leitura!

Itálico

Se  você for usar a forma stress, deve escrevê-la em itálico para enfatizar que se trata de uma palavra em inglês. Outros exemplos de palavras estrangeiras que já foram aportuguesadas são gol (goal), iate (yatch) e hambúrguer (hamburger).

Assista também:

***

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua.