
Algumas palavras, especialmente as que têm a letra “s”, geram dúvidas no momento da pronúncia. É o caso de subsídio. Afinal de contas, a pronúncia é com som de “c” ou de “z”?
A forma correta de pronunciar subsídio é “subcídio”, e não “subzídio”. Em outras palavras, o “s” mantém seu som original, como em sapato, subida, sacola, etc. O “s” pronunciado depois do prefixo SUB- sempre tem o som de “c”.
ex: Subsolo, subsequente, subsidiário.
Todas as palavras conexas ao substantivo também devem ser pronunciadas com o som de “c”: subsidiar, subsidiado, subsidiário, subsidiariedade, etc.
Tópicos deste artigo
TogglePronúncia oficial
É importante ressaltar que o Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras (ABL) registra entre parênteses a pronúncia si. Logo, a pronúncia oficial é subcídio.
Vale destacar que a Lei Eduardo Ramos, de n. 726, de 8/12/1900, confere responsabilidade legal à ABL para controlar o vocabulário existente no nosso idioma. Apesar de antiga, a lei continua vigente. Assim, as indicações do Volp devem ser consideradas oficiais.
Quando “s” tem som de “z”?
A letra “s” tem som de “z”, quando se encontra entre duas vogais expressamente grafadas (ex: casa, asa, acaso). Assim, mesmo que na palavra subsídio haja um som de “i” após o “b” mudo, isso não faz com o “s” seja pronunciado com “z”, pois a vogal está oculta.
Há algumas exceções a essa regra, como a palavra obséquio (pronuncia-se obzéquio) e também os termos formados com o prefixo trans- (transatlântico, transamazônica, transitório).
Vale resalvar, contudo, que, quando o prefixo trans- se une a uma palavra iniciada com a letra “s”, esta não adquire o som de “z” (transiberiana, transecular e transubstanciação).
Significado de subsídio
Segundo o dicionário online Priberam, a palavra subsídio tem quatro significados:
1) Quantia com que o Estado ou outra corporação concorre para obras de interesse público
ex: Depois que o Estado reduziu o subsídio, o preço da gasolina aumentou.
2. Quantia atribuída por uma entidade para um fim específico (ex.: subsídio de desemprego, subsídio de férias)
ex: Para garantir um final de ano tranquilo, temos que contar com o subsídio de férias.
3. Aquilo que concorre para um fim determinado
ex: Essa pesquisa servirá como subsídio para sua palestra.
4. Auxílio, socorro ou benefício
ex: O governo oferece um subsídio para os mais necessitados.
Acentuação
A palavra subsídio recebe o acento agudo por ser uma paroxítona (a penúltima sílaba é a tônica) terminada em ditongo crescente (sub-sí-dio).
Vale destacar que todas as paroxítonas terminadas em ditongo crescente também podem ser consideradas proparoxítonas aparentes. Como todas as proparoxítonas são acentuadas, o vocábulo também pode ser enquadrado nessa regra (sub-sí-di-o).
Subsidio
Para terminar, é importante dizer que a palavra subsidio, sem acento, também existe na língua portuguesa. Trata-se da conjugação do verbo subsidiar na primeira pessoa do singular do presente do indicativo:
- Eu subsidio;
- Tu subsidias;
- Ele subsidia;
- Nós subsidiamos;
- Vós subsidiais;
- Eles subsidiam.
*
Confira no vídeo abaixo um resumo sobre o tema:
***