primitivo-x-derivado

Os substantivos são divididos, entre outros critérios, pela sua formação. Nesse sentido, eles dividem-se em primitivos e derivados. Neste artigo, vamos detalhar melhor esses conceitos. Vejamos!

Primitivos

Os substantivos primitivos são aqueles que não derivam de outra palavra. Eles dão origem a outros termos.

ex: pedra, vidro, madeira, tarde.

Derivados

Os substantivos derivados são os que nascem de outros.

ex: pedreira, vidraça, madeireiro, entardecer.

Esses termos tem origem em um processo de formação de palavras chamado derivação.

5 tipos de derivação

Existem cinco tipos de derivação que podem dar origem aos substantivos derivados. Vejamos.

  1. Derivação prefixal: nesse processo, acrescenta-se um prefixo a uma palavra já existente (Desnecessário = des- + necessário);
  2. Derivação sufixal: nesse processo, acrescenta-se um sufixo a uma palavra já existente (Rapidamente = rápido + -mente) .
  3. Derivação parassintética: nesse processo, temos o acréscimo de prefixo e sufixo ao mesmo tempo (entardecer = en- + tarde + -cer).
  4. Derivação regressiva: é aquela que forma substantivos abstratos a partir de um verbo – os chamados deverbais. Nesse processo, há a retirada de uma ou mais letras (Caça = caçar – r).
  5. Derivação imprópria: é um processo de formação de palavras que consiste na mudança da classe gramatical de determinado termo (ex: usar o adjetivo “independente” no lugar do advérbio “independentemente”).

Gostou do texto? Então, vale a pena assistir ao vídeo em que explicamos como identificar se uma palavra tem origem na derivação parassintética:

Gostou do texto? Então, inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e para receber dicas para te deixar afiado na língua (link para uma nova página do site).