Nos primeiros anos da escola, geralmente aprendemos que substantivos são as palavras que servem para dar nome às coisas. Apontamos para objetos e os nomeamos (cadeira, mesa, mochila, quadro, giz…). Simples assim. Mas como tudo na língua portuguesa, há muito mais para saber!

Os substantivos possuem ramificações e uma delas é a que classifica-os em substantivos uniformes e biformes, permitindo que a comunicação seja bem específica.

Isso significa que para os substantivos uniformes, há apenas uma forma, tanto para uso do gênero feminino como masculino (exemplo: a estudante, o estudante).

Já para os substantivos biformes, há variação de gênero e há alteração da palavra. Assim, é preciso modificar a vogal final para adequar o termo (exemplo: a aluna, o aluno).

Vamos ver alguns exemplos e entender quando e como utilizá-los?

Exemplos de substantivos uniformes

Os substantivos uniformes apresentam uma única forma para os gêneros feminino e masculino, como nos exemplos:

• A / O policial
  • A / O cartomante
  • A / O patriota
  • A / O agente
  • A / O estudante
  • A / O intérprete
  • A / O terapeuta
  • A / O artista
  • A / O xerife
  • A / O dentista
  • A / O atleta
  • A / O fã
  • A / O viajante

Os três tipos de substantivos uniformes

Os substantivos uniformes dividem-se em epicenos, comuns de dois gêneros e sobrecomuns.

Alguns exemplos:

• Substantivos epicenos: têm apenas um gênero gramatical para designar os dois sexos. Exemplos: a águia; a baleia; o besouro; o tatu; o jacaré; a serpente (se quiser deixar ainda mais claro, poderá usar as palavras “macho” e “fêmea”: o jacaré macho e o jacaré fêmea, a serpente macho e a serpente fêmea).
  • Substantivos comuns de dois gêneros: indicam a distinção de gênero pela anteposição de pronomes e artigos. Exemplos: o indígena, a indígena; a atleta, o atleta; a estudante, o estudante; o artista, a artista; o colega, a colega.
  • Substantivos sobrecomuns: possuem apenas um gênero gramatical para designar pessoas. Exemplos: a criança; a vítima; o apóstolo; a testemunha; o cônjuge.

Exemplos de substantivos biformes

Os substantivos biformes apresentam duas formas, uma para o gênero feminino e outra para o gênero masculino. Assim, grande parte dos substantivos terminados em -o (forma masculina) mudam para -a (forma feminina), como nos exemplos a seguir:

• menino – menina
  • boneco – boneca
  • gato – gata
  • cachorro – cachorra

Outras formas de uso dos substantivos biformes

Os substantivos terminados em -ão (forma masculina) podem passar para -ã, -oa ou ainda para -ona na forma feminina.

• patrão – patroa
  • leão – leoa
  • capitão – capitã

Na maioria dos substantivos terminados em -or (forma masculina) acrescentamos -a na sua forma feminina.

• professor – professora
  • animador – animadora
  • comprador – compradora

Há ainda algumas outras possibilidades, sobretudo para a formação do substantivo feminino, como:

• De -ês para -esa: o freguês, a freguesa / o inglês, a inglesa
  • De -dor e -tor para -triz: o ator, a atriz / o imperador, a imperatriz
  • Junção do sufixo -esa: o príncipe,  a princesa / o duque,  a duquesa
  • Junção do sufixo -isa: o poeta, a poetisa / o profeta, a profetisa
  • Radical diferente: o homem,  a mulher / o cavalo,  a égua

Ficou com alguma dúvida? Deixe nos comentários!

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.