Os conceitos de texto e discurso são distintos, mas relacionados entre si. Neste artigo, vamos explicar cada um deles e também demonstrar a ligação entre eles. Vamos lá!
Tópicos deste artigo
ToggleO que é discurso?
De forma geral, pode-se dizer que o discurso é a língua em uso. Esse fenômeno é influenciado por cinco fatores:
- Momento histórico
O momento histórico impacta diretamente a construção do discurso. Um exemplo são os livros de Machado de Assis, em que a escravidão aparece com tema cotidiano. Isso ocorre, porque, naquele período, a posse de escravos era algum comum, principalmente entre a classe média e alta que são retratadas nas obras.
- Contexto
O contexto é outro elemento que influencia o discurso. Uma coisa é contar piadas em uma mesa de bar, outra é contar uma piada durante uma missa. Em cada ambiente, o discurso será recebido de formas totalmente distintas.
Outro ponto relacionado ao contexto é a posição de cada pessoa em determinado ambiente. Por exemplo, um filho brigar com uma mãe gera efeitos discursivos distintos de quando uma mãe briga com um filho.
- Situação
A situação está relacionada com a formalidade ou informalidade do momento em que o discurso é proferido. Um exemplo clássico são as reuniões nas empresas. No início da reunião, quando as pessoas estão chegando, há espaço para um discurso mais informal, para quebrar o gelo.
Em contrapartida, quando a reunião já iniciou de fato, é esperado que o discurso se torne mais formal.
- Destinatário
A pessoa para quem se fala também molda o discurso. Por exemplo, explicar determinado tema para um estudante do ensino fundamental é diferente de explicar para um estudante do doutorado. O nível de aprofundamento do discurso e a forma serão distintos para cada destinatário.
- Ideologia
A ideologia permeia e direciona o discurso. Um mesmo tema pode gerar dois discurso totalmente distintos dependendo da ideologia de quem fala. Por exemplo, se pedirmos para um comunista e um liberal falarem sobre privatizações, a ideologia de cada um irá influenciar diretamente a construção discursiva.
O que é texto?
Diferentemente do discurso, que é implícito e está nas entrelinhas, o texto tem como principal característica a materialidade, ou seja, ele pode ser lido ou ouvido. Por isso, é correto dizer que o texto é a concretização do discurso por meio de palavras. O texto pode ser:
- Verbal: expresso por palavras escritas ou faladas;
- Não verbal: produzido por signos visuais, como, por exemplo, os gestos, postura, ilustrações, placas, músicas.
- Misto: combina características de textos verbais e não verbais.
Como dito anteriormente, todo texto carrega um discurso, mas isso nem sempre é fácil de ser compreendido. Ler um texto exige competências mais primárias e simples (boa visão, ser alfabetizado, etc.).
Já captar um discurso demanda competências mais complexas para abstrair a realidade imediata dos signos verbais e não verbais e entender o contexto mais amplo em que aquele texto está inserido. Só assim é possível compreender a real intenção do autor.
Diferenças entre texto e discurso
Para finalizar o artigo, preparamos uma tabela que mostrar as diferenças texto e discurso:
TEXTO | DISCURSO |
Explícito | Implícito |
Literal | Indireto |
Demanda compreensão | Demanda interpretação |
Materialização do discurso | Intenção do produtor do texto |
*
Gostou do artigo? Então, continue seus estudos com o nosso Guia da Redação.