O til (~) é um sinal diacrítico, também chamado de notação lexical, que serve para indicar a nasalização das vogais a e o

Quanto ao efeito causado pelo til no timbre e nas cavidades bucal e nasal, o til transforma uma vogal oral em nasal e um timbre aberto em fechado. Para ilustrar, tome as palavras Ana e anã como exemplo.

Apesar de ambas serem constituídas pelas mesmas letras (A e N), o último a de Ana tem o timbre aberto e é uma vogal oral, enquanto o ã de anã, por ter recebido o til, tem o timbre fechado e é uma vogal nasal.

Veja todas as formas de combinação do til com as vogais a e o:

Ã: anã, fã, cristã;

ÃE: mãe, cães, guardiães;

ÃI: cãibra, cãibro, zãibo;

ÃO: cão, fogão, razão;

ÕE: põe, compõe, soluções.

Além desse sinal, as letras m e n também podem marcar a nasalização de vogais. É o que ocorre em: andam, centro, índio, longe e untar.

Til é acento gráfico?

O til não é um acento gráfico, sendo classificado apenas como um sinal diacrítico.

Os sinais diacríticos são: o acento agudo, o acento circunflexo, o acento grave, o cedilha, o apóstrofo, o trema, o hífen e o til. Dentre eles, apenas três também são considerados acentos gráficos, que são justamente os três sinais que recebem a palavra “acento” no nome: o acento agudo, o acento circunflexo e o acento grave.

Por essa razão, palavras como órgão, órfão e sótão possuem apenas um único acento gráfico (o agudo) e dois sinais diacríticos (o acento agudo e o til).

O til na sílaba tônica

Toda palavra que não possuir acento gráfico, mas possuir til, terá como sílaba tônica a sílaba em que se encontra posicionado o sinal diacrítico.

cãibra

– ração

– zangões

– instituição

O til na sílaba átona

Toda palavra que possuir acento gráfico e também o til, terá como sílaba tônica a sílaba em que se encontra posicionado o acento gráfico.

órfão

órgão

tão

– Pedrógão

*

Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.