escrever bem

3 etapas para a produção de textos

Muita gente acredita que escrever é apenas uma atividade mecânica de grafar palavras. Porém, a produção de textos vai muito além disso. Neste artigo, vamos apresentar as três etapas para criar um conteúdo impecável. Vejamos!

PAUSA: Antes de terminar de ler, vale muito a pena você dar uma olhada no artigo que fizemos sobre os 5 objetivos de um texto. Leia e volte aqui. Com certeza, você terá uma visão muito mais ampla sobre a produção textual.

1) Planejamento

Uma boa pesquisa é um passo indispensável para a criação de um texto de qualidade. Escrever não é sair criando vocábulos a torto e a direito. Por isso, o planejamento é a primeira etapa para a criação de conteúdos atraentes.

Alguns cuidados que compõem essa etapa são:

• Definição do tema;
  • Definição do público-alvo do texto;
  • Levantamento de informações sobre o tópico escolhido;
  • Definição do gênero literário;
  • Elaboração da estratégia argumentativa;
  • Criação de um esqueleto para o texto – um rascunho.

DICA: Recomendamos você dar uma lida no artigo que fizemos sobre como criar argumentos convincentes.

2) Por no papel ou na tela

A segunda etapa envolve a produção do texto em si. Com os subsídios que levantou na fase de planejamento, você vai começar a escrever. Nessa etapa, você deve estar atento à fórmula 3C: coesão, coerência e consistência.

• Coesão – é a garantia de que as partes do seu texto dão forma a um conjunto estruturado e fluido;
  • Coerência – trata-se de assegurar que o seu conteúdo possui uma estruturação lógica e adequada à realidade;
  • Consistência – significa que seu texto está construído com base em conhecimentos sólidos.

VEJA MAIS: Uma ótima ferramenta de coesão de um texto são as palavras repetidas. Leia o artigo que fizemos sobre o tema.

3) Revisão

A terceira etapa é a mais ignorada de todas. O ato de reler o que se escreveu é fundamental para garantir a qualidade de um texto. O principal leitor dos melhores autores são eles mesmos. Como destaca a professora Irandé Antunes, “o dom de escrever é, na verdade, resultado de muita determinação, de muitas tentativas, de muita prática, afinal”.

Algo que também contribui para aprimorar a escrita é pedir que outras pessoas também leiam o conteúdo que você produziu. Um segundo olhar sempre agrega novas percepções e nos ajuda a evoluir.

Assista mais:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua
– https://www.clubedoportugues.com.br/clube/