Afinal de contas, o que é um verbo vicário? Neste artigo, vamos explicar melhor essa classificação e mostrar como utilizá-la para deixar seu texto mais coeso. Vamos lá!

Substituição

Os verbos vicários são aqueles que substituem outros, evitando a repetição desnecessária. Dessa forma, eles funcionam como elementos coesivos. Vejamos:
  • Depois que casou, Rita não sai mais como saía antigamente.
  • Depois que casou, Rita não sai mais como fazia antigamente.
Perceba que o verbo fazer toma o lugar do verbo sair. Nesse caso, um termo atua como uma espécie de sinônimo do outro.

Verbo de estado x Verbo de ação

O verbo fazer ocupa o lugar dos verbos de ação. ex¹: Ele se exercita mais do que fazia quando jovem. Já o ser substitui os verbos de estado. ex²: Se ela não aceita o convite, é porque não quer. Note que o verbo ser substitui não aceita. Gostou do texto? Então, vale a pena você assistir o vídeo que fizemos sobre SUBSTITUIÇÃO GRAMATICAL:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para um nova página do site) . * Quer aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.