Verbos auxiliares modais: como são cobrados em concursos?

Um verbo auxiliar modal é aquele que descreve com mais precisão o processo de execução de uma ação verbal. Nesse sentido, ele pode indicar diferentes conceitos como obrigatoriedade, possibilidade, vontade, intenção, dúvida, entre outros.

Neste artigo, vamos explicar melhor esse conceito e também mostar como ele pode aparecer em provas de concursos públicos. Confira!

O que são verbos auxiliares modais?

Os verbos modais, também conhecidos como verbos auxiliares modais, desempenham um papel essencial na construção das frases, pois ajudam a especificar ou modificar o sentido do verbo principal. Eles fornecem informações adicionais sobre a ação ou estado descrito pelo verbo, como obrigatoriedade, possibilidade, vontade, intenção, finalização ou dúvida.

Ao contrário dos verbos principais, que expressam a ação propriamente dita, os verbos modais funcionam como complementos que ajustam ou qualificam a maneira como essa ação é interpretada. Eles são fundamentais para transmitir nuances importantes no discurso, como o nível de certeza, necessidade, desejo ou intenção.

Por exemplo:

  • “Você deve estudar para a prova.” → O verbo “deve” (obrigatoriedade) especifica a necessidade da ação expressa por “estudar”.
  • “Ele pode chegar mais tarde.” → O verbo “pode” (possibilidade) ajusta o sentido do verbo “chegar”, indicando uma incerteza quanto ao momento.
  • “Nós queremos viajar em dezembro.” → O verbo “queremos” (vontade) mostra o desejo relacionado à ação de “viajar”.

Portanto, os verbos auxiliares modais são essenciais para construir frases mais precisas e expressivas, fornecendo detalhes adicionais que tornam a comunicação mais clara e adequada ao contexto.

Função dos verbos auxiliares modais

Lista de verbos auxiliares modais

CategoriaVerbos Auxiliares Modais
Obrigatoriedadedever, ter, precisar, haver, necessitar, obrigar, incumbir, compelir, impor
Possibilidadepoder, conseguir, ser capaz, admitir, permitir, existir
Vontadequerer, desejar, odiar, abominar, almejar, ambicionar, ansiar, cobiçar
Intençãotentar, buscar, pretender, ousar, atrever-se, pôr-se, dispor-se, projetar, planejar
Finalizaçãoconseguir, chegar, vir, lograr, completar, terminar, concluir, finalizar
Dúvidaparecer, crer, supor, imaginar, questionar, hesitar, duvidar

Questão de concurso sobre verbos auxiliares modais

Agora que você já conhece o conceito e também os principais verbos auxiliares modais, vamos analisar uma questão para entender como esse tema é cobrado em provas de concurso público.

IBFC – 2022 – TJ-MG – Oficial Judiciário – Assistente Técnico de Controle Financeiro

No último parágrafo, para ratificar a afirmação contida em “A crônica é um gênero livre por excelência.”, a autora constrói uma sequência de frases estruturadas pela seguinte ferramenta linguística:

a) a enumeração de características necessariamente excludentes entre si.
b) o uso reiterado de um verbo auxiliar modal e lista de vários predicativos.
c) o emprego de tom imperativo na apresentação das características da crônica.
d) a disposição arbitrária de atributos exclusivos do gênero textual crônica
e) o registro de várias expressões adverbiais que exprimem juízo de valor.

Resposta: Letra B

Comentário: Para analisar a questão, vamos olhar com cuidado o último parágrafo do texto:

 A crônica é um gênero livre por excelência. Pode ser nostálgica, confessional, lunática, poética. Pode dar dicas, polemizar, elogiar, criticar. Pode ser partidária ou sentimental, divertida ou perturbadora, à toa ou filosofal – é caleidoscópica, tal qual nosso cotidiano. Ao abrirmos os olhos pela manhã, nem imaginamos que uma miudeza qualquer poderá nos salvar da mesmice, nos oferecer um outro olhar, mas assim é. Todos nós vivemos, por escrito ou não, uma crônica diária. Hoje, antes de adormecer, você já estará um pouco transformado.

Perceba que os trechos destacados acima indicam exatamente o uso do verbo modal “poder”, que, como vimos ali acima, indica uma possibilidade. Ademais, todos os trechos são constituídos de predicados nominais, que tem como núcleo os vários adjetivos listados pela autora que compõem o predicativo.

Nesse contexto, como bem afirma a alternativa E, temos de fato o uso reiterado de um verbo auxiliar modal (“pode”) seguido de vários predicativos (representados por adjetivos).

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