O correto é “volta às aulas“, com crase. Neste artigo, vamos explicar por que devemos utilizar o acento grave nesse caso. Vejamos.

Regência do verbo voltar

Quando é utilizado no sentido de regressar ou retornar, voltar é um verbo transitivo indireto. Isso significa que ele demanda o uso da preposição “a”.

Essa transitividade é transferida para o substantivo volta, que é derivado do verbo. Por isso, ele também pede a preposição.

Assim, temos o encontro da preposição “a” com o artigo definido feminino no plural “as”, que acompanha o substantivo “aulas”. Esse encontro caracteriza um caso de crase. Vamos esquematizar esse processo:

Volta a + as aulas (a + as = às). Logo, volta às aulas.

Vale destacar que, nessa construção, o termo “às aulas” é complemento nominal do substantivo abstrato “volta”.

Por que “volta as aulas” está errado?

A preposição é uma classe gramatical invariável. Isso significa que ela não tem plural. Assim, dizer “volta as aulas” é errado, pois o uso do artigo feminino definido no plural nessa expressão configuraria um erro de concordância (“volta as aulas” é igual a “as aulas volta”).

Nesse caso, “as aulas” deixaria de funcionar como complemento nominal e passaria a ser sujeito do verbo voltar (conjugado na terceira pessoa do singular do presente do indicativo – volta).

Em contrapartida, a frase “voltam as aulas” está correta. Nessa expressão, temos uma inversão da ordem direta, com o verbo vindo antes do sujeito. Seria o mesmo que dizer “as aulas voltam”.

ex: Nesta segunda, voltam as aulas da rede pública.

Gostou do texto? Aprofunde ainda mais seus conhecimentos com nosso guia completo da crase.

*

Vale a pena conferir também nosso vídeo sobre os casos de crase facultativa:

Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para uma nova página do site) .