Ambas as formas existem no português, mas têm usos distintos. "À disposição" é uma locução averbial, enquanto "a disposição" é apenas a junção de artigo e substantivo.
Leia o artigo completo"À disposição" é locução adverbial que indica disponibilidade ou prontidão. Exemplo: "Estou à disposição para ajudar."
Leia o artigo completo"À disposição" pode ser substituída por "disponível" ou "ao dispor". Exemplo: "O professor está sempre à disposição dos alunos."
Leia o artigo completoUse "a disposição", sem ocorrência de crase, quando se refere a um substantivo. Exemplo: "A disposição das cadeiras favoreceu a interação dos alunos."
Leia o artigo completo"Disposição" pode significar: 1) Organização: "A disposição dos móveis facilita o uso." / 2) Disponibilidade: "A disposição do funcionário impressionou."
Leia o artigo completoAmbas as formas são corretas e a crase é facultativa, por que há pronome possessivo. Exemplo: "Estou à sua disposição" ou "Estou a sua disposição."
Leia o artigo completoEm regra, em locuções com núcleo feminino, devemos utilizar o acento grave para indicar a ocorrência de crase: à disposição, à equerda, à toa, etc.
Leia o artigo completoSubstitua a expressão feminina por uma masculina. Se a frase exigir "ao", use "à". Exemplo: "O padre está ao alcance" → "O padre está à disposição."
Leia o artigo completoSempre use crase em locuções femininas como "à disposição". Sem crase, "a disposição" é usada como substantivo, indicando organização ou condição.
Leia o artigo completoPara se aprofundar no tema, vale a pena ler o artigo completo no site do Clube do Português. Confira agora mesmo!
Leia o artigo completo