Revisão de texto: entenda e aprenda como fazer a melhor

Continua depois do anúncio

A revisão de texto faz parte das três etapas para construir um texto impecável. Por esse motivo, é muito importante conhecer os benefícios de uma boa revisão e muitas outras informações sobre esse assunto essencial.

Confira a seguir tudo o que precisa saber sobre revisão ortográfica de textos, além disso, no Clube de Português é possível encontrar outros conteúdos importantes, como 3 elementos essenciais de textos irresistíveis e muito mais:

Quais os benefícios de uma boa revisão de texto?

Seu texto é seu cartão de visitas. Uma boa redação, além da correção gramatical,  deve estar de acordo com algumas técnicas de revisão de texto, como:

• Coesão – uso adequado dos conectivos, que garantem unicidade à redação e criam uma ligação harmoniosa entre as frases e parágrafos;
  • Coerência – garantia do significado lógico do texto, que evita contradições e quebras de sentido;
  • Progressão textual – um texto deve apresentar início, meio e fim. Nesse percurso, ele deve ir acrescentando informações novas, evitando repetições desnecessárias e redundâncias;
  • Seleção vocabular – as palavras não devem ser utilizadas aleatoriamente. Cada vocábulo possui um significado e a qualidade do texto depende de uma boa seleção de termos;
  • Ortografia – o Acordo Ortográfico passou a vigorar de forma definitiva em janeiro de 2016 e é uma importante etapa da revisão de textos. Dessa forma, todo texto deve estar em consonância com as normas estabelecidas;
  • Informações implícitas – todo texto lança mão das informações implícitas. Elas se dividem em dois grupos: pressupostos e subentendidos. Esses componentes devem ser bem utilizados para que o sentido e o propósito desejados pelo autor sejam bem compreendidos;
  • Normatização – alguns textos exigem uma formatação específica, a mais comum é aquela exigida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Uma revisão de texto bem-feita irá abordar todos esses pontos e garantir que seu texto seja claro, agradável e útil ao leitor e que esteja em consonância com as normas vigentes.

Aqui no Clube do Português, nós cuidamos de tudo isso para que possa focar somente no seu trabalho sem preocupações.

E quem revisará seu material será eu mesmo, Pedro Valadares. Tenho mais de 12 anos de experiência na área e, nessa trajetória, já revisei mais de 16 mil páginas dos mais diferentes formatos de textos.

Revisamos, formatamos e normatizamos

Quando o assunto é Revisão para web – 3 peculiaridades que você precisa conhecer, a normatização e formatação dos textos são pontos muito importantes.

Teses, TCC e monografias – ABNT, revisão gramatical, progressão textual e adequação às normas do Acordo Ortográfico. Somos uma empresa cadastrada no CNPq e emitimos certificado de revisão do seu trabalho.

• Conteúdos para internet – ebook, landing pages, sites, posts para redes sociais, artigos para blogs, newsletters, cartas de venda, e-mail marketing;
  • Textos corporativos – relatórios, estudos, balanços, manuais, atas, comunicados;
  • Materiais de ONGs e outras entidades do terceiro setor – cartilhas, publicações, manifestos, estudos, pesquisas;
  • Materiais didáticos – apostilas, fichamentos, livros.
  • Livros de autores independentes – revisão gramatical e de estrutura textual, preservando ao máximo o estilo do escritor;
  • Livros religiosos – revisão gramatical e ortográfica, coesão, coerência, formatação.

Como a revisão de texto é feita?

O trabalho no seu texto pode ser feito em um arquivo de Word ou em um arquivo PDF, de acordo com o manual de revisão de textos.

No primeiro caso, utilizamos a ferramenta de controle de alterações do Word. Assim, você pode ver todos os apontamentos que foram feitos e recusar aqueles com os quais não concordar. Veja um exemplo abaixo:

Já revisão de texto no PDF, trabalhamos por meio da inserção de comentários no material, marcando os pontos que precisam ser alterados. Da mesma maneira que no Word, você pode ignorar as alterações das quais discordar. Veja abaixo:

Exemplo de revisão no PDF

Solicite um orçamento

Se você tem algum material que necessita de revisão de texto online, entre em contato e solicite um orçamento:

Envie um e-mail para: contato@clubedoportugues.com.br

Além disso, continue acompanhando o Clube do Português e confira muitos outros conteúdos essenciais, como 7 lições que aprendi em dez anos como produtor e revisor de conteúdo, revisão de texto Word e muito mais. Aproveite!

Continua depois do anúncio

Outros artigos relacionados ao tema