Quais os benefícios de uma boa revisão de texto?

Seu texto é seu cartão de visitas. Uma boa redação , além da correção gramatical,  deve apresentar:

  • Coesão – uso adequado dos conectivos, que garantem unicidade à redação e criam uma ligação harmoniosa entre as frases e parágrafos;
  • Coerência – garantia do significado lógico do texto, que evita contradições e quebras de sentido;
  • Progressão textual – um texto deve apresentar início, meio e fim. Nesse percurso, ele deve ir acrescentando informações novas, evitando repetições desnecessárias e redundâncias;
  • Seleção vocabular – as palavras não devem ser utilizadas aleatoriamente. Cada vocábulo possui um significado e a qualidade do texto depende de uma boa seleção de termos;
  • Ortografia – o Acordo Ortográfico passou a vigorar de forma definitiva em janeiro de 2016. Dessa forma, todo texto deve estar em consonância com as normas estabelecidas;
  • Informações implícitas – todo texto lança mão das informações implícitas. Elas se dividem em dois grupos: pressupostos e subentendidos. Esses componentes devem ser bem utilizados para que o sentido e o propósito desejados pelo autor sejam bem compreendidos;
  • Normatização – alguns textos exigem uma formatação específica, a mais comum é aquela exigida pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

Uma revisão de texto bem-feita irá abordar todos esses pontos e garantir que seu texto seja claro, agradável e útil ao leitor e que esteja em consonância com as normas vigentes.

Aqui no Clube do Português, nós cuidamos de tudo isso para que você possa focar somente no seu trabalho sem preocupações. 

E quem revisará seu material serei eu mesmo, Pedro Valadares. Tenho mais de 12 anos de experiência na área e, nessa trajetória, já revisei mais de 16 mil páginas dos mais diferentes formatos de textos.

Revisamos, formatamos e normatizamos

  • Teses, TCC e monografias – ABNT, revisão gramatical, progressão textual e adequação às normas do Acordo Ortográfico. Somos uma empresa cadastrada no CNPq e emitimos certificado de revisão do seu trabalho.
  • Conteúdos para internet – e-book, landing pages, sites, posts para redes sociais, artigos para blogs, newsletters, cartas de venda, e-mail marketing;
  • Textos corporativos – relatórios, estudos, balanços, manuais, atas, comunicados;
  • Materiais de ONGs e outras entidades do terceiro setor – cartilhas, publicações, manifestos, estudos, pesquisas;
  • Materiais didáticos – apostilas, fichamentos, livros.
  • Livros de autores independentes – revisão gramatical e de estrutura textual, preservando ao máximo o estilo do escritor;
  • Livros religiosos – revisão gramatical e ortográfica, coesão, coerência, formatação.

Como a revisão de texto é feita?

O trabalho no seu texto pode ser feito em um arquivo de Word ou em um arquivo PDF.

No primeiro caso, utilizamos a ferramenta de controle de alterações do Word. Assim, você pode ver todos os apontamentos que foram feitos e recusar aqueles com os quais não concordar. Veja um exemplo abaixo:

revisão de texto no PDF, trabalhamos por meio da inserção de comentários no material, marcando os pontos que precisam ser alterados. Da mesma maneira que no Word, você pode ignorar as alterações das quais discordar. Veja abaixo:

Exemplo de revisão no PDF

Solicite um orçamento

Se você tem algum material que necessita de revisão, entre em contato e solicite um orçamento.

Basta seguir um dos três caminhos abaixo:

  1. Envie um e-mail para: contato@clubedoportugues.com.br;
  2. Fale comigo pelo Whatsapp.

Confira o depoimento dos nossos clientes

Rodrigo Simonsen, Diretor de Conteúdo de O Novo Mercado: “Já trabalhei com dezenas e dezenas de revisores, dos mais variados estilos, contando com os mais variados prazos, pagando os mais variados preços. O Pedro acaba por se destacar frente aos outros porque possui justamente aquilo que sempre procuro: diligência, conhecimento técnico, preocupação, respeito aos prazos e meticulosidade. Confio de olhos fechados – e abertos também, enquanto leio suas belas revisões.”

*

Paulo Maccedo, copywriter e autor bestseller: “Certa vez ouvi que até os escritores mais geniais precisam de revisores. Desde então nunca deixei de contar com especialistas para revisarem meus trabalhos. Dentre eles, o mais que se destacou foi o Pedro Valadares. É notório seu zelo e perícia quando se trata de revisar. Por isso já fizemos vários trabalhos importantes juntos, e pretendo repetir a dose em projetos futuros. Recomendo fortemente o trabalho do Pedro.”

*

Foto de Lia SfoggiaLuciane Cardassi, musicista, pesquisadora e professora universitária: “Já tive artigos acadêmicos e livros revisados por diversos profissionais, mas nos últimos anos tenho procurado sempre trabalhar com Pedro Valadares. Além de super competente nas correções de gramática e estilo, sinto que Pedro contribui para que meu texto flua melhor, que fique mais claro e moderno. Como meus artigos normalmente são longos, procuro contatá-lo com antecedência para que ele consiga se programar. Afinal, um bom trabalho de revisão de português não dá para ser feito da noite pro dia. Além de atento a detalhes, direto e objetivo nas correções, Pedro também se dispõe a esclarecer por email qualquer dúvida que eu tenha depois de receber o texto revisado, o que para mim é essencial. Trabalhar com Pedro me dá a certeza de que meus textos alcançam um novo patamar de clareza, coesão e fluidez.”

*

Sidimara Cristina de Souza, Mestre e Doutoranda em Política Social: “Conheço o Clube do Português já tem alguns anos. Em pesquisas na internet sobre bons revisores de textos encontrei o clube, período que estava iniciando o doutorado. A partir do clube comecei a conhecer o trabalho do Pedro e fiz contato para revisar minha tese. Desde então venho trabalhando e indicando o Pedro para todas as pessoas que precisam de realizarem alguma revisão em seus trabalhos. Mas muitos me perguntam porque o Pedro. Digo, por três motivos em especial: primeiro pelo profissionalismo. O Pedro faz todas as revisões com marcações de texto, o que permite que o contratante saiba o que foi feito e aceite ou não as mudanças sugeridas por ele; segundo pelo comprometimento profissional. Todas as revisões são entregues nas datas determinadas. Fator muito importante para nós pesquisadores, pois sempre trabalhamos com um período de tempo limitado; terceiro pelo amor ao que faz. O Pedro revisa cada texto com cuidado e muito carinho. A soma desses três elementos fez com que eu admirasse e confiasse no seu trabalho e por isso venho indicando-o para todos os meus colegas e amigos.”