Há quem acredite em fórmula mágica na Educação Infantil. No entanto, pesquisadores e pessoas influentes na educação já provaram que, na verdade, o que existe é planejamento consistente e escolhas de métodos certos para cada nível de turma. Um dos exemplos mais destacados disso é a alfabetização em Sobral.

Mas como funciona esse processo na cidade cearense? Qual é a receita de sucesso para o município ser apontado pelo IDEB (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica) como o de maior qualidade na educação nos últimos anos? Venha saber mais detalhes sobre o assunto neste artigo!

A construção da educação em Sobral

Foi preciso pouco mais de uma década para que os municípios cearenses melhorassem a sua qualidade de ensino. Para se ter uma ideia, Sobral foi da posição 1.366° para o 1 ° lugar no IDEB, desde os anos iniciais até os anos finais do ensino fundamental. 

Município de Sobral no Ceará, região Nordeste do Brasil.
Sobral fical a 244 km de Fortaleza

Contudo, nem sempre foi assim. Até 1997, Sobral enfrentava grandes desafios estruturais na educação pública. Entre os principais problemas, estavam as altas taxas de abandono escolar, inconformidade entre idade e série dos alunos, além de adversidades resultantes da má gestão pública e da baixa oferta de educadores habilitados. 

No entanto, o município mudou esse cenário por meio de uma reestruturação da gestão educacional. Assim, algumas mudanças foram implementadas, começando pelos concursos públicos e pela formação superior para os professores. 

Em 2001, a meta da cidade era erradicar o analfabetismo infantil. Por essa razão, Sobral adotou um rigoroso sistema de monitoramento para o controle desse objetivo. A partir de então, diversas ações foram realizadas para a construção das bases educacionais do município. 

O sistema de avaliação municipal de Sobral, intitulado de “Avaliação Externa”, foi ampliado para todas as séries do ensino fundamental e a cidade também criou o PCR (Plano de Cargos e Remuneração), motivando, premiando e atraindo profissionais de excelência da educação. Além disso, a educação infantil foi universalizada e as creches cresceram em 47%. 

Atualmente, Sobral colhe os frutos de suas iniciativas, sendo considerada uma das 5 melhores cidades em educação conforme o Ideb. Recentemente, no ano de 2021, o município também conquistou o 1.º lugar no Ioeb (Índice de Oportunidades da Educação Brasileira), com a nota 6,7 – superior à média nacional. 

O Ioeb é um índice bienal que compara como cada uma das instituições de ensino brasileiras está contribuindo para garantir melhores oportunidades de sucesso educacional para os alunos. 

Como funciona a alfabetização em Sobral?

Até aqui, apresentamos, de forma sucinta, como Sobral conseguiu recuperar-se na educação. Em outras palavras, você percebeu que toda a honra atribuída ao município foi fruto de diversas políticas públicas. No entanto, agora vamos falar especificamente sobre como funciona a alfabetização em Sobral. 

A alfabetização em Sobral se fundamenta na Ciência da Aprendizagem, enfatizando três elementos:

  • Primeiro: o aprendizado deve ocorrer com propósito, rigor e alegria;
  • Segundo: toda melhoria necessita de oportunidade, incentivo e prontidão;
  • Terceiro: a melhoria sustentada pelo desempenho precisa de uma devolutiva focada.

Os elementos destacados acima, são seguidos não apenas por Sobral, mas também pelos demais municípios do Ceará. Esses princípios são usados por professores, diretores e alunos no dia a dia nas escolas. 

Quando falamos em educação, os princípios seguidos se manifestam em diagnósticos de aprendizagem e de desempenho do sistema. Nesse sentido, Sobral concentra seus esforços nas melhorias necessárias, por meio de esforços e estratégias pré-definidas. 

Além disso, a cidade conta com cinco ingredientes para bons resultados na educação. São eles:

1. Incentivos

Tanto financeiros quanto não financeiros, os incentivos são essenciais para a melhoria dos resultados educacionais. Por meio dessa estratégia, é possível moldar uma cultura que valoriza os resultados dos estudantes e dá perenidade às políticas públicas.

Os incentivos também são fundamentais para dar prestígio às carreiras ligadas ao campo da educação pública, ajudando a atrair e reter servidores públicos competentes.

2. Apoio técnico

As redes municipais de educação que apresentam dificuldades no processo de alfabetização contam com apoio técnico para sanar esse problema. Apoio para os professores e para que o ensino-aprendizagem ocorra de forma correta e na idade certa. 

Nesse contexto, foi estruturado um processo de mentoria entre todos os componentes da comunidade escolar, que permite que toda a rede de educação pública evolua conjuntamente, garantindo a consistência do processo e sua melhoria contínua.

3. Utilização de sistema robusto

Sobral dispõe de um sistema robusto que monitora e avalia todos os resultados, especialmente no que diz respeito à alfabetização das crianças. Assim, nenhuma informação referente ao ensino passa despercebida por gestores e educadores. 

Estes três primeiros ingredientes combinam o que é ensinado aos alunos com o que se espera que eles aprendam. 

4. Autonomia dos municípios

A cidade também possui autonomia para realizar implementações em suas políticas educacionais. Essa autonomia ajuda na criação de novos projetos, nos quais a devolutiva é fundamental para um melhor desempenho em todo sistema. 

Além disso, permite adequar as ações às peculiaridades locais e às características do corpo técnico do município.

5. Liderança política de qualidade

Por fim, e não menos importante, está a liderança política de qualidade. Nesse contexto, para que a educação funcione, é necessário haver um trabalho coletivo entre governantes, gestores e educadores. É importante que todos estejam envolvidos para atingir as metas propostas. 

Seguindo os princípios e os 5 ingredientes destacados acima, temos a receita de Sobral, que não é uma fórmula mágica, mas é uma fórmula que requer participação e empenho de todas as pessoas que prezam pela educação na cidade. 

Ademais, não podemos deixar de citar que as escolas em Sobral aplicam avaliações internas e externas periodicamente, contam com professores de apoio e acompanham a evolução de cada aluno de forma individual. Assim, podem fazer um trabalho diferenciado ao identificar dificuldades. 

Métodos de alfabetização

A cidade de Sobral é considerada um grande caso de sucesso do uso do método fônico de alfabetização. Contudo, apesar de o sistema de alfabetização do município de fato trabalhar fortemente a consciência fonêmica, os professores têm liberdade para adotar outros métodos caso achem necessário.

Um outro ponto de destaque na metodologia de alfabetização das escolas do município é a aplicação recorrente de provas de fluência de leitura, que indicam quantas palavras o estudante lê por minuto com compreensão. Essa é uma prática adotada pelos países que se destacam nos testes internacionais de leitura, como o Pisa.

Outra frente destacada por pesquisadores da área de educação no sistema de ensino de Sobral é a padronização dos livros didáticos de base. Assim, todos os professores trabalham sobre uma fundação teórica comum, mas têm liberdade para, junto com a coordenação pedagógica, complementar suas sequências didáticas com outras referências bibliográficas. 

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