A escrita espelhada ou letra espelhada consiste em um transtorno comum, que ocorre na fase inicial da aprendizagem. Nele, as crianças escrevem as letras invertidas, como se estivessem lendo através de um espelho. 

Embora não seja algo correto, a escrita espelhada não é um problema a longo prazo, uma vez que costuma desaparecer naturalmente a partir dos sete anos de idade. Além disso, nas primeiras tentativas de escrita, as crianças normalmente não entendem todas as regras que seguimos, como a da escrita da esquerda para a direita, por exemplo. 

Neste artigo, vamos explorar esse tema a fundo, destacando os principais detalhes da escrita espelhada. Acompanhe!

Letra ou escrita espelhada: entenda o conceito, as causas e as soluções.
Letra ou escrita espelhada: entenda o conceito, as causas e as soluções.

Como e por que a escrita espelhada ocorre?

As confusões e trocas na escrita normalmente acontecem em razão das letras parecidas, como é o caso de |b| e |d|, |p| e |q|. Contudo, essa não é a única forma de encontrarmos a letra espelhada, visto que elas fazem parte do processo de alfabetização.

A escrita espelhada pode ocorrer por duas razões. São elas:

1) Dificuldade de lateralidade

Geralmente, a escrita espelhada ocorre em crianças canhotas. Por essa razão, os especialistas explicam que isso acontece devido ao predomínio de um hemisfério no cérebro, ou seja, no caso dos canhotos, do hemisfério direito. 

Entretanto, trata-se de algo natural e não intencional, pois ocorre de acordo com a forma que essas crianças executam as suas ações no mundo. Em outras palavras, é a maneira como o cérebro ordena que elas escrevam. 

2) Problemas com a percepção

A escrita espelhada costuma surgir entre os quatro e os sete anos de idade. É nesse período da vida que a criança desenvolve a predominância de um hemisfério do cérebro. Esse acontecimento é o que determina a lateralidade, isto é, se ela será destra ou canhota.

Portanto, é preciso considerar que, nessa faixa etária, a criança ainda se encontra em processo de desenvolvimento de sua percepção e habilidades motoras. Isso quer dizer que ela ainda pode não ter a capacidade de reconhecimento de todas as formas das letras e palavras. E, ainda que tenha, talvez não consiga colocá-la no papel. 

Quais são as habilidades que auxiliam o processo de escrita?

Especialmente durante a fase da educação infantil, as crianças ainda estão aprendendo as habilidades necessárias para escrever corretamente. Em razão disso, antes de iniciar a alfabetização é fundamental que tais habilidades sejam trabalhadas. São elas:

Essas competências precisam ser estimuladas por meio de jogos e brincadeiras, muito antes da introdução à escrita. Com as crianças pequenas, os estímulos de escrita devem acontecer de pouquinho em pouquinho, ou seja, é possível mostrar exemplos para que elas copiem letras e explorem os mais diversos recursos multissensoriais, como:

  • caixa de areia;
  • escrita com lápis;
  • escrita com pintura a dedo;
  • escrita no ar;
  • escrita com letras texturizadas;
  • entre outros. 

Como é possível ajudar crianças com escrita espelhada?

Normalmente, os casos de escrita espelhada tendem a desaparecer a partir dos seis anos de idade, sem nenhum tipo de intervenção. No entanto, caso isso não ocorra, é fundamental consultar um profissional para descartar a associação desse problema com casos de transtornos cognitivos, visuais ou perceptivos

Um exemplo disso são as crianças com dislexia que desenvolvem a letra espelhada, porém esse não é um sintoma exclusivo desse transtorno. Para ajudar com a escrita espelhada, algumas atividades simples podem ser colocadas em prática, como: 

  • ajudar a identificação dos símbolos que parecem ser mais complicados para a criança memorizar ou desenhar. Para isso, pode-se fazer caminhos com flechas para que as crianças “sigam”, assimilando naturalmente a forma de escrever as letras e os números;
  • desenhar letras ocas de diversos tamanhos para que as crianças preencham-nas com cores, fortalecendo o entendimento da forma correta;
  • fazer com que a criança escreva a letra ou número sem auxílios visuais.

Além dessas atividades, é importante destacar que a leitura desde cedo também ajuda com o reconhecimento das letras e seus sentidos. Por intermédio dela, ainda é possível aumentar o vocabulário e aperfeiçoar a ortografia.

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