Foram libertos ou foram libertados? Depende. Para nós, aqui, depende não dos seus algozes, mas da construção frasal que escolhemos. Explico:

Segundo a gramática tradicional, a gente só deve usar o particípio libertado se ele vier junto dos auxiliares ter e haver. Percebe?

Está aí a diferença no uso de cada um. Os dois exemplos abaixo estão corretos, cada um com sua construção apropriada:

• Tinham libertado o escravo.
  • O escravo foi liberto.

Só para recordar, o particípio indica uma ação que já se encontra finalizada e é caracterizada pela forma nominal de um verbo que tem várias funções, podendo funcionar como um substantivo, adjetivo, advérbio e também pode ser utilizada na construção de frases compostas.

Particípios e verbos auxiliares

Essa forma do verbo – o particípio – tem dois modos: um regular – libertado – e outro irregular – liberto. Ambos devem ser conectados a verbos auxiliares no passado.

Em sua maioria, os verbos são do particípio regular, terminados em -ado (nos verbos da primeira conjugação) e em -ido nos das segunda e terceira conjugações. São os casos de cantar/cantado; viver/vivido; partir/partido.

Poucos são os verbos que apresentam apenas o particípio irregular. Na maioria, eles terminam em -to ou -sto: dizer/dito; fazer/feito; pôr/posto; ver/visto.

O verbo que estamos analisando aqui – libertar – é chamado de abundante, ou seja, apresenta duplo particípio, que pode ser regular e irregular. Nesse mesmo grupo, entre outros, temos também os verbo aceitar (aceitado e aceito); eleger (elegido e eleito); extinguir (extinguido e extinto).

A regra para esses verbos abundantes é a de que o modo regular seja utilizado nos tempos compostos com os verbos auxiliares ter e haver, mas que o particípio irregular seja usado com os verbos auxiliares ser e estar, como em “O refém foi liberto pela polícia”.

As palavras e suas características

Libertado é verbo. “O jovem havia se libertado.”

Liberto pode ser verbo, substantivo ou adjetivo. Como substantivo, um liberto é o antigo escravo a quem foi concedida a liberdade, por emancipação ou por alforria. Como adjetivo, é a qualidade desse mesmo homem: “Homem negro liberto.”

Entre os sinônimos que se podem aplicar ao termo liberto estão: forro, salvo, livre, solto, desagarrado, desamarrado, desatado, desprendido etc.

Há exceções

Simples de entender até aqui, não? Só que há exceções, ou o famoso “muita calma nessa hora”.

Acostumado a conviver com os verbos auxiliares ter e haver, o particípio libertado pode associar-se ao verbo auxiliar ser, se a oração estiver na voz passiva. Tal construção é aceita pelo Dicionário Houaiss.

Ele reconhece que a construção preferida da passiva é com o particípio irregular (“O homem havia sido liberto”, há admite como tendência o uso da forma regular para todas as locuções verbais, passivas (como em “A mulher havia sido libertada”) ou ativas (como em “Haviam libertado a mulher”).