Afinal, a forma correta de escrever a palavra é perturbar, com um “r” depois da letra “u”. Neste artigo, vamos fazer uma análise completa desse termo. Vamos lá!

Desculpe incomodar, mas você já notou que algumas palavras que são ditas de modo estranho, ou incorreto mesmo, pelos falantes de língua portuguesa acabam perturbando a cabeça da gente na hora de escrever da forma correta?

Pois é assim com o verbo perturbar. Classificado morfologicamente como um verbo, a palavra designa o ato de causar confusão ou desordem, bem como o de tirar a paz de espírito de quem só quer escrever direito. A palavra tem como sinônimos importunar, incomodar, inquietar, desassossegar, estorvar, atrapalhar, embaraçar, envergonhar, abalar, afligir, interromper, confundir, atordoar.

É sinônimo também de desnortear. Mas, nesse caso, a gente está aqui para indicar o bom caminho da escrita: a única forma correta na língua portuguesa é perturbar, com esse “errezinho” a mais na segunda sílaba.

Origem em um erro de pronúncia

A origem do verbo perturbar vem do latim perturbare, o que obriga a escrever o dito cujo do “r” na segunda sílaba. Isso também dá a senha para grafar todas as palavras cognatas de perturbar (como os substantivos “perturbação” e “perturbador” e o adjetivo “perturbado”), bem como todas as formas conjugadas deste verbo.

A omissão da letra “r” na grafia incorreta da palavra deve ter origem no jeito “simplificado” de falar de muita gente. E, vamos concordar, duas sílabas seguidas terminadas em “r” não são tão confortáveis de articular.

Por isso mesmo, o “dossiê perturbar” não é o único. Erro idêntico de pronúncia que contamina a escrita ocorre em outras palavras com “r” em sílabas seguidas. É o caso típico de quem diz propiedade (errado) e não propriedade (certo); ou de quem adere ao frustar (errado) no lugar de frustrar (certo).

Exemplos de uso correto

  • Deixo aqui alguns exemplos, para fixar essas ideias:
  • Os penetras perturbaram a festa.
  • Aquele pernilongo ficou a noite toda me perturbando.
  • O choro do bebê perturbou o prédio inteiro.
  • Ao entrar atrasado, faça silêncio para não perturbar a classe.