A forma correta na língua portuguesa é quiuí. A grafia kiwi é a original da língua inglesa. Neste artigo, vamos fazer uma análise completa da palavra. Vejamos!

Oficial

O Vocabulário Oficial da Língua Portuguesa (Volp) da Academia Brasileira de Letras registra somente a forma quiuí.

Vale registrar, contudo, que alguns dicionários, como o Aulete, o Priberam e o Michaelis, trazem as duas grafias: quiuí e kiwi. Esta segunda forma é tratada sempre como um estrangeirismo.

Significado de quiuí

O termo quiuí, segundo o dicionário Aulete, possui dois significados:

1. Bot. Fruto (Actinidia deliciosa) originário do sudoeste Asiático, de polpa verde, e cuja casca marrom e fina apresenta ligeira penugem

2. Zool. Nome comum às aves, não voadoras, da fam. dos apterigídeos (gên. Apteryx), encontradas unicamente na Nova Zelândia; têm o tamanho de uma galinha doméstica, patas curtas e fortes, bico longo e curvo, asa vestigiais e cauda ausente.

Destaca-se também que o termo é utilizado, em determinados contextos, para designar as pessoas nascidas na Nova Zelândia.

Origem

A palavra tem origem no maori, língua dos povos originários da Nova Zelândia. Posteriormente, o termo se incorporou ao inglês e, por meio da língua inglesa, chegou ao vocabulário da língua portuguesa.

Classificação morfológica

Quiuí é um substantivo comum masculino. Trata-se também de um termo uniforme. Isso significa que, apesar de possuir flexão de número, não possui flexão de gênero e é utilizado sempre o masculino.

O processo de formação que deu origem à palavra foi o aportuguesamento, que é a criação de uma grafia adequada à língua portuguesa de um termo vindo de outro idoma.

Curiosidade

Em Portugal, também é aceita a grafia quivi, mais próxima da forma original do termo na língua maori.

Esse fenômeno, em que uma mesma palavra possui diferentes grafias, é chamado de formas gráficas variantes ou formas variantes. Isso ocorre em decorrência do processo de formação da língua e do contexto social.

Acentuação

Segundo o Acordo Ortográfico, nas oxítonas terminas em vogal que venham seguidas de outra vogal com pronúncia distinta, devemos utilizar o acento agudo: quiuí, baú, Piauí e Jacareí.

*

Gostou do texto? Inscreva-se para fazer parte do clube de português gratuitamente e receber dicas para te deixar afiado na língua (link para uma nova página do site).