A imagem mostra um óculos inteligente. Ao lado, está escrito:
Confira uma análise completa do vocábulo metaverso

Umas das palavras mais faladas dos últimos tempos é metaverso. Por isso, neste artigo, vamos mostrar o significado e a origem da palavra e também sua classificação morfológica. Vejamos!

Significado

De acordo com o dicionário Priberam, metaverso é o “espaço ou ambiente de realidade virtual, no qual pode haver interação entre usuários”.

Já segundo a Wikipidia, o termo indica “a terminologia utilizada para indicar um tipo de mundo virtual que tenta replicar a realidade através de dispositivos digitais”

A palavra vem da junção do prefixo grego “meta”, que significa “além”, com o substantivo masculino “universo”. Assim, ao pé da letra, metaverso significa “além do universo”.

Edward Castronova, estudioso de mundos virtuais, explica que o metaverso possui três característica essenciais:

  • Interatividade: é necessário que as pessoas possam se relacionar dentro desse universo paralelo.
  • Incorporeidade: é a capacidade de superar as barreiras físicas e agir por meio de um avatar.
  • Persistência: esse espaço é um ponto de encontro e consolidação de diferentes tecnologias.

Origem do metaverso

A primeira aparição da palavra metaverso aconteceu no romance cyberpunk Snow Crash, do escritor Neal Stephenson, publicado em 1992.

A história conta a jornada de um hacker chamado Hiro. No dia a dia, ele trabalha como entregador de pizza, mas cria um universo tecnológico paralelo no qual é um príncipe samurai.

Mais recentemente, o termo ganhou popularidade depois que Mark Zuckerberg, criador do Facebook, anunciou o desenvolvimento de seu próprio metaverso. Essa estratégia inclusive incentivou a mudança do nome da companhia para Meta.

De acordo com o site da instituição, esse novo ambiente está baseado principalmente em três tecnologias: realidade aumentada, realidade virtual e óculos inteligentes.

Classificação morfológica

Morfologicamente, o vocábulo metaverso recebe as seguintes classificações:

  • Substantivo masculino;
  • Substantivo abstrato;
  • Substantivo derivado.

Com relação ao processo de formação da palavra, podemos dizer que o termo se origina de uma derivação prefixal, sendo composto pelo prefixo “meta”, ou de um processo de combinação, que é um tipo de neologismo que consiste na junção de partes de duas ou mais palavras:

  • Metaverso – Meta + Universo;
  • Portunhol – Português + Espanhol;
  • Showmício – Show + Comício;
  • Aborrecente – Aborrecer + Adolescente.

A classificação do processo de formação como combinação leva em conta que somente uma parte da segunda palavra foi usada (“verso”), diferentemente do que ocorre na derivação prefixal (em que o segundo termo é, em regra, mantido intacto, sem abreviações).

*

Gostou do artigo? Então vale a pena aprofundar seus conhecimentos na língua portuguesa? Então, continue seus estudos com a Gramática On-line do Clube do Português.